quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O QUE PENSO SOBRE REDAÇÃO

Certamente a redação ainda me causa um certo temor. Sempre a enfrentei como um verdadeiro inimigo (risos). Isso, claro, é decorrência da minha falta de preparo para redigir um texto. Agora, no entanto, estou começando a entrar em um "acordo de paz" com ela, fazendo-me seu aliado.

Desde 2007, quando brotou em mim o gosto pela leitura, tenho me esforçado para colocar no papel os meus pensamentos da forma mais clara e simples possível. Não tem sido uma tarefa fácil, porque nunca tive o hábito de escrever. Mas estou certo de que já fiz um progresso significativo.

Ultimamente tenho lido muitos artigos, matérias na internet e livros de língua portuguesa, que tratam a respeito da redação. Tenho me focado na dissertação, visto que ela é a mais requirida em vestibulares e concursos.

A redação dissertativa tem em sua estrutura três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sem esses três fatores não há possibilidades de se ter uma dissertação.

A introdução resume-se em (um ou dois parágrafos no máximo) apresentar ao leitor a tese que será argumentada, chamando sua atenção para o que virá a seguir. Nela o assunto proposto no título será apresentado.

O desenvolvimento consiste na exposição dos argumentos relacionados ao tema em questão. Nele os pontos de vistas serão apresentados, tanto prós quanto os contras. Colocando diante do leitor o ponto de vista do redator. Sobre isso vale ressaltar que é bom para o redator expor suas ideais de maneira objetiva.

A conclusão é onde o redator dará as cosiderações finais sobre o tema proposto. Apresentando soluções lógicas para os eventuais problemas mencionados, ou só ratificando a tese defendida.

Não esquecendo de que um bom texto é, acima de tudo, coeso e coerente. Coeso porque está gramaticalmente dentro dos padrões da norma culta da língua e coerente porque há uma relação lógica entre as ideias apresentadas.

Johnatas Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Deus abençoe você!

UMA SELEÇÃO DE FRASES

  "A raiva não é o problema; o problema é como você lida com ela" (Ed Young) Anotada: 15/01/2014 "A conversão tira o cristão ...