quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ANÁLISE DO MÓDULO 7 "Poema e sentido: namoro à vista" do livro Diálogo em Gêneros, de Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho

Abaixo registro minhas respostas dadas a uma série de perguntas relacionadas à análise de um livro didático. Devido o tempo, não analisamos um livro inteiro, e sim somente um de seus módulos – no caso o 7 (Poema e sentido: namoro à vista). O livro tem por título Diálogo em Gêneros, e as autoras são Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho. A prova tinha como pontuação máxima 8 e eu, para minha surpresa, consegui os 8 pontos.
Johnatas Silva*
Questão 1.
Os aspectos gráficos do livro didático “Diálogo e Gêneros”, de Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho apresentam cores e tons diferenciados, imagens variadas, as quais podem ser encontradas do início ao fim do módulo 7, “Poema e sentido: namoro à vista”. No que se refere às seções, os conteúdos do módulo apresentam os objetivos que serão abordados: texto, conversando sobre o texto, , explorando o gênero (atividade),  a linguagem, gênero em diálogo, por dentro da língua, linguagem e sentidos. Essas seções estão destacadas por uma cor diferenciada e o texto do título está em negrito com letra maior etc.
A sequência de atividades propostas procura observar a linguagem utilizada nos poemas, trabalhando com os sentidos produzidos pela linguagem verbal dos poemas e requerendo que o estudante produza descrições dos textos apresentados, respondendo questões objetivas e subjetivas. As atividades solicitam que o aluno aponte as temáticas trabalhadas no texto, o que está em consonância com o Descritor 6 – Identificar o tema de um texto (SAEB, 2011, p.33). Essas atividades seguem o Guia do PNLD 2018: “A prática do ensino de leitura também denota suficiência satisfatória para desenvolver a competência leitora dos estudantes [...]”.
Acerca do uso do livro didático pelo professor em sala de aula, é importante destacar que ele (o livro) não é o único material que o professor usará para ministrar suas aulas. Ele é, na verdade, um valioso recurso para o acesso à informação, cultura e conhecimento. Ao professor cabe o uso correto e adequado desse material, visando como meta principal aulas carregadas de conteúdos que contribuam para uma aprendizagem significativa. Os livros didáticos, ao longo dos anos, vêm sofrendo inúmeras transformações, as quais em boa parte são para melhor. As editoras têm investido muito na incorporação de novas tecnologias, avanços metodológicos e recursos gráficos, afim de atender as diretrizes da educação no Brasil e propiciar qualidade de conteúdo para educadores e educandos. O livro didático é, sem sombra de dúvidas, um importante instrumento de apoio ao trabalho do professor.
Questão 2.
As atividades de leitura e interpretação de texto têm uma proposta centrada na leitura, em sua maioria, de textos de autores consagrados e textos atuais, principalmente em tirinhas, que fazem parte do cotidiano dos alunos, como por exemplo as tirinhas de Calvin e Haroldo. Essas atividades seguem o mesmo modelo: leitura de um texto e depois discussão, reflexão e análise deste. Nas atividades, as questões exigem que os alunos identifiquem o que há de explícito e implícito nas obras trabalhadas, por exemplo: apontar o tempo, discorrer sobre características do eu lírico, identificar sentimentos, transcrever partes do texto para análise e apontamento de algo que se pede etc. Essas atividades se alinham aos Descritores 1 e 4 do SAEB 2011: “Localizar informações explícitas em um texto” e “inferir uma informação implícita em um texto” (p. 22). A interpretação de texto faz o aluno pensar além porque o instiga em sua imaginação e o faz relacionar o que é abordado nos textos à sua vida real. Exemplo: na página 244 é solicitado que o aluno imagine muitas histórias, tendo por base uma cena vista anteriormente. Depois disso, ele deverá criar sua própria história, em poucas linhas, e dar um título a ela.
O aluno é levado a relacionar o texto lido com outros dos quais ele possui conhecimento, fazendo com que ele faça uso de seus conhecimentos de mundo existentes. Acerca disso, o Descritor 20 diz: “Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido” (SAEB, 2011, p.22).
Existe sim uma clareza acerca dos conceitos do gênero textual “poema”, mas não de forma direta. Eles são construídos e exemplificados através das atividades propostas e principalmente através de vários boxes que acompanham os textos. Nesses boxes existem vocabulários e questões conceituais, como por exemplo o significado do que é intertextualidade, verso e estrofe, rimas, variação histórica, figuras de linguagem, entre outros. Tudo isso implica na habilidade de o aluno reconhecer gêneros textuais diferenciados e sua função social: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc (Descritor 12, SAEB, 2011, p. 40).
Questão 3.
A seção “Por dentro da língua” trata do termo da oração adjunto adnominal. Os conceitos gramaticais acerca dele são apresentados, de forma bem direta, e também construídos à medida que os alunos respondem às atividades. A estratégia para a construção desses conceitos é fazê-lo voltar ao texto e identificar onde um termo sintático aparece na estrutura frasal do poema, por isso que os exercícios de análise linguística estão estritamente ligados ao texto. Há reflexão sobre os sentidos promovidos pelos conhecimentos linguísticos, como por exemplo na questão “d” da página 245, quando é pedido que o aluno descreva que palavras o eu lírico escreve para sua amada. As palavras são adjuntos adnominais, que auxiliam o aluno a fixar mais o conceito sobre o termo estudado e também refletir sobre o que se desperta ao ler textos construídos dessa maneira.
Para finalizar essa abordagem sobre as questões linguísticas, cito o Guia do PNLD 2018: “[...] no tocante ao eixo de Análise Linguística, analisaram-se a pertinência e a coerência da perspectiva adotada para o estudo da língua, observando as atividades e reflexões propostas no que diz respeito à natureza e ao funcionamento linguístico, à seleção e abordagem dos conteúdos em franco diálogo com os demais eixos do ensino e ao tratamento dado às convenções linguísticas” (p. 14).

*Aluno do 5º perído do curso de Letras (Mediado) Língua Portuguesa da UEA - Universidade do Estado do Amozonas.

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