TENDÊNCIAS
PEDAGÓGICAS: TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA
Amábyle Magalhães
Irenilde Assis
Johnatas Silva
Lauanda Menezes
Raimundo Nogueira
RESUMO
O presente
trabalho tem como objetivo mostrar alguns pontos e aspectos fundamentais da
Tendência Liberal Renovada (Escola Nova).
A proposta é conceituar, contextualizar histórica, social e
politicamente a aludida tendência pedagógica, bem como apresentar seu contexto
no âmbito escolar, discorrendo de forma sintética sobre seus métodos de
ensino-aprendizagem, apresentando também seus aspectos positivos e negativos.
Palavras-chave: Pedagogia.
Tendência. Renovada
1
CONCEITUAÇÃO
A tendência Liberal Renovada (Escola
Nova) tem como objetivo principal preparar o aluno para exercer seu devido
papel na sociedade, partindo das necessidades e interesses individuais dele,
necessárias à adaptação ao meio social. Dessa forma ele deve imitar a vida,
pois é parte da própria experiência humana. A tendência Liberal Renovada
(Escola Nova), propõe um ensino que valorize a autoeducação (o aluno como
sujeito do conhecimento), defende a ideia de “aprender fazendo”, portanto
centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a
descoberta, o estudo ao meio natural e social, levando em conta os interesses do
aluno.
Dentro da tendência Liberal Renovada
(Escola Nova), Luckesi também apresenta a Liberal Renovada não-diretiva. Nesta
tendência prioriza-se o desenvolvimento das relações e
comunicação favorecendo assim ao aluno um clima de realização pessoal. Não
existe metodologia definida e sim o empenho do professor, utilizando técnicas
de sensibilização que favoreçam o autoconhecimento pessoal na formação de
atitudes. A avaliação torna-se desnecessária. E por fim é uma educação centralizada
no aluno (no aspecto psicológico dele) que aprende assim a modificar as
percepções da realidade.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, SOCIAL
E POLÍTICA
A
Tendência Liberal Renovada, segundo Libâneo (1994), surge na Europa em meados
de 1920, como contraposição à tendência Tradicional. Entre as várias correntes,
destaca-se a linha progressivista, baseada na teoria de John Dewey, e a
não-diretiva, fundada nas ideias de Carl Rogers. Essa tendência, que ainda hoje
influencia muitas práticas pedagógicas, surge no Brasil na década de trinta, tendo
como principal representante Anísio Teixeira. Com a instalação do chamado
Estado Novo, sob o comando de Getúlio Vargas, o Brasil experimenta várias
mudanças importantes, como a adoção do voto feminino, a modernização das
relações de trabalho, a substituição progressiva das importações pela indústria
nacional, etc. Os sindicatos dos trabalhadores urbanos e as ligas camponesas
pressionam o governo, que faz concessões em forma de reconhecimento de
direitos, tornando-se atores importantes da vida política nacional. Setores
militares e partidos de esquerda se destacam politicamente e passam a exercer
grande influência nos movimentos sociais e nas disputas de poder. Tal contexto
histórico, social e político exige o rompimento das concepções tradicionais
pedagógicas que embaraçam as novas forças políticas, econômicas e sociais
protagonistas desse novo momento histórico que substitui a chamada República
Velha. Assim, a tendência Liberal Renovadora, em qualquer de suas versões,
propõe-se a criar um novo ambiente, com mentalidade modernizante e ampliação do
espaço de participação social. O papel da escola, nesta tendência, não se reduz
a atender os interesses das elites oligárquicas, mas se presta a ordenar as
necessidades individuais ao meio social.
3
CONTEXTO ESCOLAR E DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A
tendência Liberal Renovada (Escola Nova), no contexto educacional de
ensino-aprendizagem, caracteriza-se pela priorização da democracia na
construção de uma sociedade, considerando as diferenças e individualidades de
cada aluno. Dessa forma, constituem-se métodos de ensino, com base nas
atividades que estimulem a reflexão, as experiências vividas. A escola tem um papel
significativo na maneira de encaminhar as experiências, a fim de determinar sua
utilidade para a vida de cada indivíduo. Nessa concepção, o professor tem como
função assessorar o crescimento desprendido e natural do aluno, sem intervir no
seu modo de evolução, apenas organizando e sistematizando o raciocínio do
mesmo. Assim, aprender torna-se uma prática de exploração e autoconhecimento,
sendo o ambiente somente o meio encorajador e o professor apenas um orientador.
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ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
Dentre os aspectos positivos dessa
tendência, destaca-se a função do aluno como sujeito ativo no processo de
aprendizagem, tendo o professor o papel de orientador no processo de construção
do saber; o saber surge a partir das necessidades individuais do aluno, que ao
ser estimulado busca por si próprio o conhecimento através de experiências; e o
fato de que nessa perspectiva pedagógica o mais importante não é o saber
propriamente dito, e sim a forma de aquisição do mesmo. Por outro lado, é
observável, também, um aspecto negativo: os críticos da tendência pedagógica
Liberal Renovada (Escola Nova) alegam que o movimento abri mão de conteúdos
essências e que não exige nada do aluno, estando sujeito apenas a seus
interesses e espontaneidade.
5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Luckesi, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo:
Cortez, 1994. – (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor)
Escolas
Pedagógicas. Disponível em: http://teoriaecriticaliteraria.blogspot.com.br/2010/02/escolas-pedagogicas.html
Eu estava buscando pontos positivos mais fortes para não desqualificar criticamente a pedagogia liberal mas o ponto positivo que encontrei aqui me leva a buscar mais sobre o assunto.
ResponderExcluirQue bom que o texto lhe deu algum auxílio.
ExcluirMe ajudou muito,preciso de mais ponto negativo sobre.
ResponderExcluirEntendo. Acesse o link na bibliografia, talvez ele possa lhe trazer mais auxílio.
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