quinta-feira, 22 de setembro de 2016

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA

Amábyle Magalhães
Irenilde Assis
Johnatas Silva
Lauanda Menezes
Raimundo Nogueira

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar alguns pontos e aspectos fundamentais da Tendência Liberal Renovada (Escola Nova).  A proposta é conceituar, contextualizar histórica, social e politicamente a aludida tendência pedagógica, bem como apresentar seu contexto no âmbito escolar, discorrendo de forma sintética sobre seus métodos de ensino-aprendizagem, apresentando também seus aspectos positivos e negativos.

Palavras-chave: Pedagogia. Tendência. Renovada


1 CONCEITUAÇÃO
A tendência Liberal Renovada (Escola Nova) tem como objetivo principal preparar o aluno para exercer seu devido papel na sociedade, partindo das necessidades e interesses individuais dele, necessárias à adaptação ao meio social. Dessa forma ele deve imitar a vida, pois é parte da própria experiência humana. A tendência Liberal Renovada (Escola Nova), propõe um ensino que valorize a autoeducação (o aluno como sujeito do conhecimento), defende a ideia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo ao meio natural e social, levando em conta os interesses do aluno.
Dentro da tendência Liberal Renovada (Escola Nova), Luckesi também apresenta a Liberal Renovada não-diretiva. Nesta tendência prioriza-se o desenvolvimento das relações e comunicação favorecendo assim ao aluno um clima de realização pessoal. Não existe metodologia definida e sim o empenho do professor, utilizando técnicas de sensibilização que favoreçam o autoconhecimento pessoal na formação de atitudes. A avaliação torna-se desnecessária. E por fim é uma educação centralizada no aluno (no aspecto psicológico dele) que aprende assim a modificar as percepções da realidade.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, SOCIAL E POLÍTICA
A Tendência Liberal Renovada, segundo Libâneo (1994), surge na Europa em meados de 1920, como contraposição à tendência Tradicional. Entre as várias correntes, destaca-se a linha progressivista, baseada na teoria de John Dewey, e a não-diretiva, fundada nas ideias de Carl Rogers. Essa tendência, que ainda hoje influencia muitas práticas pedagógicas, surge no Brasil na década de trinta, tendo como principal representante Anísio Teixeira. Com a instalação do chamado Estado Novo, sob o comando de Getúlio Vargas, o Brasil experimenta várias mudanças importantes, como a adoção do voto feminino, a modernização das relações de trabalho, a substituição progressiva das importações pela indústria nacional, etc. Os sindicatos dos trabalhadores urbanos e as ligas camponesas pressionam o governo, que faz concessões em forma de reconhecimento de direitos, tornando-se atores importantes da vida política nacional. Setores militares e partidos de esquerda se destacam politicamente e passam a exercer grande influência nos movimentos sociais e nas disputas de poder. Tal contexto histórico, social e político exige o rompimento das concepções tradicionais pedagógicas que embaraçam as novas forças políticas, econômicas e sociais protagonistas desse novo momento histórico que substitui a chamada República Velha. Assim, a tendência Liberal Renovadora, em qualquer de suas versões, propõe-se a criar um novo ambiente, com mentalidade modernizante e ampliação do espaço de participação social. O papel da escola, nesta tendência, não se reduz a atender os interesses das elites oligárquicas, mas se presta a ordenar as necessidades individuais ao meio social.
3 CONTEXTO ESCOLAR E DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A tendência Liberal Renovada (Escola Nova), no contexto educacional de ensino-aprendizagem, caracteriza-se pela priorização da democracia na construção de uma sociedade, considerando as diferenças e individualidades de cada aluno. Dessa forma, constituem-se métodos de ensino, com base nas atividades que estimulem a reflexão, as experiências vividas. A escola tem um papel significativo na maneira de encaminhar as experiências, a fim de determinar sua utilidade para a vida de cada indivíduo. Nessa concepção, o professor tem como função assessorar o crescimento desprendido e natural do aluno, sem intervir no seu modo de evolução, apenas organizando e sistematizando o raciocínio do mesmo. Assim, aprender torna-se uma prática de exploração e autoconhecimento, sendo o ambiente somente o meio encorajador e o professor apenas um orientador.
4 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
Dentre os aspectos positivos dessa tendência, destaca-se a função do aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem, tendo o professor o papel de orientador no processo de construção do saber; o saber surge a partir das necessidades individuais do aluno, que ao ser estimulado busca por si próprio o conhecimento através de experiências; e o fato de que nessa perspectiva pedagógica o mais importante não é o saber propriamente dito, e sim a forma de aquisição do mesmo. Por outro lado, é observável, também, um aspecto negativo: os críticos da tendência pedagógica Liberal Renovada (Escola Nova) alegam que o movimento abri mão de conteúdos essências e que não exige nada do aluno, estando sujeito apenas a seus interesses e espontaneidade.
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Luckesi, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor)
Escolas Pedagógicas. Disponível em: http://teoriaecriticaliteraria.blogspot.com.br/2010/02/escolas-pedagogicas.html



4 comentários:

  1. Eu estava buscando pontos positivos mais fortes para não desqualificar criticamente a pedagogia liberal mas o ponto positivo que encontrei aqui me leva a buscar mais sobre o assunto.

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  2. Me ajudou muito,preciso de mais ponto negativo sobre.

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    1. Entendo. Acesse o link na bibliografia, talvez ele possa lhe trazer mais auxílio.

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Obrigado pelo comentário. Deus abençoe você!

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